New Super Mario Bros. (NDS, 2006)

Tempo de Jogo: 12h40m

Nota: C

Quanto mais rejogo esse game menos pareço apreciá-lo. Ele era um de meus favoritos no NDS, mas a idade, se não mais sábio, me deixou mais fresco.

New Super Mario Bros. é chato. Pronto, falei. Das mais de 12 horas que levei para platiná-lo, não deve ter nem uma hora inteira que me deixou plenamente engajado. Por quase toda a experiência senti apenas que estava fazendo os niveis no automático.

O problema nem é tanto o fato de der um jogo fácil. Praticamente todo Mario moderno é facinho, feito para que até bebês possam zerá-lo. Mas mesmo os Marios mais fáceis sabem manter os jogadores experientes engajados. Normalmente, com a mistura de duas coisas: primeiro, se zerar o game é trivial, platinar exige um envolvimento maior; e segundo, há níveis secretos e não-obrigatórios que podem ser surpreendentemente desafiadores.

NSMB tem tanto coisas opcionais nos níveis para platinadores quanto níveis (e mundos inteiros!) opcionais. E mesmo assim ele dá sono. Até há alguns níveis legais, mas eles demoram bastante pra aparecer — o primeiro nível que me fez pensar "opa, isso foi bom" foi lá pro sexto mundo, e mesmo com mais da metade do game pra trás o caminho até o final ainda foi permeado de níveis completamente esquecíveis.

Se bem me recordo a série NSMB fica bem melhor no Wii. Acho que em breve saberei se isso também é só uma boa memória.