Eu sou um cara introvertido, que passa a maior parte do tempo na minha e não gosta de grandes congregações sociais (aka, festas). Por outro lado, também sou uma pessoa que gosta bastante de conversar e nada tímido. Como essas duas coisas funcionam?
Acontece que Introversão e Extroversão não estão necessariamente ligados à pessoa ser tímida ou desinibida, ou se ela gosta ou não de se socializar. Antes, acho mais interessante ver Introversão e Extroversão como predisposições à sociabilidade.
Para introvertidos, sociabilidade é uma atividade que exige esforço e, portanto, gasta energia. Não é incomum ver esse tipo de pessoa estar aproveitando uma festa ou jantar e "do nada" começar a ficar mal humorada e reclamar que acabaram suas "baterias sociais". Mas, criticamente, antes das baterias acabarem, um introvertido é mais do que capaz de aproveitar atividades sociais. Socializar-se é como correr ou fazer outra atividade física: exige esforço, e mesmo quando você pratica com regularidade às vezes dá preguiça, mas pode ser extremamente satisfatório.
Isso explica, por exemplo, porque introvertidos preferem eventos sociais com menos pessoas e mais íntimos: eventos maiores rapidamente esgotam as baterias sociais. E, diga-se de passagem, se uma pessoa introvertida se demonstra especialmente tagarela com você, pode se sentir lisonjeado: significa que ela acha que você vale o esforço.
Já para extrovertidos atividades sociais recuperam energia. No limite, seriam comparáveis à necessidades fisiológicas como alimentação. Um exemplo anedótico: meu irmão, a pessoa mais extrovertida que eu conheço, chegava a dizer que estava "ficando louco" quando ficava muito tempo em casa em vez de saindo com amigos ou conversando com alguém.
Uma pessoa introvertida pode ser falante e desenvolta. Uma pessoa extrovertida pode ser tímida e não gostar de ser o centro das atenções. Mas para a primeira conversar é um esforço (que pode até ser prazeroso, mas ainda um esforço), enquanto para a segunda uma atividade essencial.