Agora que temos o Steam Deck, cadê o Steam Boy?

Eu não tenho um Steam Deck não por falta de vontade, só falta de dinheiro mesmo. Ele é um aparelho dos sonhos, feito quase sob medida pra mim. Um PC portátil focado em gaming e rodando Linux? Sim, por favor.

Mas sabem o que eu gostaria ainda mais que o Steam Deck? Um Steam Boy!

O Steam Deck claramente se "inspira" no popular Nintendo Switch. Mas tem outro portátil popular da Nintendo que eu adoraria que a Valve ou qualquer empresa usasse como inspiração para fazer um PC portátil: o Game Boy. O Switch e o Deck podem até ser portáteis, mas o que realmente desejo é um aparelho de bolso, algo mais apropriado para o formato da linha Game Boy. Qualquer um dos modelos faria meus olhos brilharem, mas principalmente o formato clam shell do Game Boy Advance SP.

Claro, um aparelho menor teria que ser substancialmente menos potente, e eu estaria perfeitamente ok com isso. Algo menor e menos potente, focado na portabilidade, autonomia e apropriado para jogos indie, 2D e retrô.

Existem vários aparelhos assim usando a arquitetura ARM, sendo basicamente smartphones com controles embutidos e menos funções. Os handhelds da Ambernic e GoRetoid são bem populares nesse nicho. Mas eu não quero um pseudo-smartphone capado. Eu quero um pc, que tenha acesso a minha ludoteca do Steam e que eu possa twekar como quiser. E tenho certeza que não sou o único.

(Mas se fizerem mesmo um Steam Boy, não vou ter dinheiro pra ele do mesmo jeito)