New Super Luigi U (2013, Wii U)

Tempo de Jogo: 10h36m

Nota: C+

Para a minha surpresa, New Super Luigi U é um game essencialmente novo, não um mero remix de New Super Mario Bros. U como eu temia. Os assets e os temas dos mundos são os mesmos, mas os níveis são completamente originais - e, criticamente, bem melhores do que na campanha original de Bros. U.

O ritmo é mais frenético, com um limite de 100 segundos para concluir cada fase (apesar de que os segundos de Luigi são maiores que os de Mario; ainda assim, é um tempo mais curto). Com isso, os níveis são bem mais direto ao ponto. O padrão de lentamente introduzir uma nova mecânica ou gimmick e reiterá-la repetidamente é quebrado, com novas ideias sendo usadas de forma rápida e o desafio às vezes te pegando de surpresa, sem preocupações em te dar tempo para se acostumar. Some a isso os controles contraditoriamente ao mesmo tempo mais imprecisos e perdoáveis do Luigi (ele parece que tem sabão nos pés, mas pula mais alto e pode até flutuar um pouco), e temos o platformer mais intenso que qualquer um da série New Super Mario Bros - e, ouso dizer, o melhor!

... O que nos dá uma ideia do beco sem saída que essa série se encontrava. Se esse era o melhor e mais criativo que Mario 2D conseguia ser desde o SNES, o negócio tava tenso mesmo. Ser perfeitamente competente e razoavelmente divertido é pouco demais para os padrões de Mario.